A programação faz parte da Maratona Cultural e vai exibir sete filmes premiados no Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul 2024, no próximo domingo, dia 23
A capital catarinense completa 352 anos no próximo domingo (23), e terá exibição especial do Circuito FAM de Cinema dentro da programação da 11ª edição da Maratona Cultural. Sete curtas-metragens vencedores da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 serão exibidos, às 19h, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Entre os sete filmes da Mostra, quatro são catarinenses, incluindo obras premiadas tanto pelo Júri Oficial quanto pelo Júri Popular, além do Prêmio Especial Imprensa Catarinense. A classificação indicativa da sessão é de 12 anos.
A Panvision reafirma o compromisso com a acessibilidade, garantindo que as sessões tenham recursos especiais, reforçando a preocupação constante em tornar o cinema um espaço acessível para todos. Os filmes selecionados para esta sessão, possuem os três recursos de acessibilidade, incluindo legenda para surdos e ensurdecidos (LSE) e Libras na tela.
Sobre os filmes:
No Mundo da Lua
Melhor Filme – Prêmio Especial Imprensa Catarinense l 2024
MOSTRA CURTAS CATARINENSE
Classificação: 12 anos
Direção: de Cleiton Schlindwein
País: Brasil, Santa Catarina
Duração: 15 min
Gênero: Ficção
Sinopse: Sentados em uma mesa de bar, dois homens conversam sobre sonhos e ideias para um livro ou um filme. Mas o diálogo deles desperta vários acontecimentos paralelos e algumas surpresas.
La Hija de la Azafata
Menção Honrosa – Júri RECAM 2024
MOSTRA CURTAS
Classificação: 12 anos
Direção: Sofía Brihet
País: Argentina, Buenos Aires
Duração: 8 min
Gênero: Documentário
Sinopse: Enquanto trabalha em um arquivo de cinema publicitário, a diretora acredita ver sua mãe. Este encontro fantasmagórico a obriga a pensar em quem foi sua mãe, ou melhor, quem foi essa mulher antes de ser sua mãe. Para compreender, às vezes, é melhor olhar as coisas com certa distância.
A Última Primavera
Melhor Filme – Júri Popular 2024
MOSTRA CURTAS CATARINENSE
Classificação: 12 anos
Direção: Michelly Hadassa
País: Brasil, Santa Catarina
Duração: 15 min
Gênero: Ficção
Sinopse: Rosa é uma senhora doce e solitária que passa os dias arrastando suas pantufas pelo quarto, numa busca incessante pela compreensão de sua própria identidade e seu processo de envelhecimento.
Luthier
Prêmio Especial – Júri Oficial | Menção Honrosa – Júri RECAM 2024
MOSTRA CURTAS
Classificação: 12 anos
Direção: Carlos González Pénagos
País: Colômbia, Bogotá
Duração: 12 min
Gênero: Animação
Sinopse: Nas altas montanhas dos Andes na América do Sul, um solitário luthier busca criar uma conexão mágica entre a natureza e seus instrumentos, então ele constrói um instrumento para tentar reviver o último condor vermelho que tem um vínculo especial com ele e seu território.
O Que Fica
Melhor Filme – Júri Oficial 2024
MOSTRA CURTAS CATARINENSE
Classificação: 12 anos
Direção: Fabiane Bardemaker e Daniel Edu Maye
País: Brasil, Santa Catarina
Duração: 9 min
Gênero: Documentário
Sinopse: O que fica em meio às ruínas? Móveis quebrados? Poeira? Memórias? Uma escola abandonada e as lembranças de quem já não está mais lá. Um retrato do êxodo rural, no interior de Santa Catarina, e as consequências do tempo em paredes, janelas e histórias de vida.
O Último é Mulher do Padre
Melhor Filme – Júri Popular
MOSTRA INFANTOJUVENIL
Classificação: 12 anos
Direção: Yasser Socarrás
País: Brasil, Santa Catarina
Duração: 12 min
Gênero: Ficção
Sinopse: Rato, um menino de 9 anos de idade, é maltratado por seus companheiros por ter uma deficiência física. Durante uma brincadeira de polícia e ladrão, é submetido a uma situação de humilhação extrema a troco de deixá-lo brincar. Ele é obrigado a enfrentar Marcão, criança que lidera esses abusos. O confronto entre as duas crianças dá a Rato a oportunidade de se vingar do seu abusador.
Movimentos Migratórios
Melhor Filme – Júri Oficial | Menção Honrosa – Júri RECAM | Melhor Filme – Júri Canal Brasil 2024
MOSTRA CURTAS
Classificação: 12 anos
Direção: Rogério Cathalá
País: Brasil, Bahia
Duração: 15 min
Gênero: Ficção
Sinopse: Pedro é um imigrante que se esforça para se adaptar ao novo país. Quando uma andorinha cai em sua casa, ele se divide entre a rotina de busca por emprego e a tentativa de salvar a ave, enfrentando obstáculos que refletem a sua própria condição.