Com um sistema unificado, produtores podem inscrever suas obras na 4ª edição do FALA São Chico será realizado em junho e no 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul
Para participar dos Festivais de cinema realizados pela Associação Cultural Panvision em 2025, é necessário seguir algumas etapas importantes e obrigatórias.
As inscrições são on-line, e o cadastramento deve ser feito no Sistema Unificado de Inscrições da Panvision pelo site www.panvisionlatam.com.br. O primeiro passo, após fazer o cadastro na plataforma, é começar a preencher a ficha de inscrição na aba FILME e informar o título original, o nome do diretor e selecionar o festival que deseja participar. É possível se inscrever em ambos os Festivais.
Na sequência, é preciso descrever as características do filme, como duração e ano de produção. É necessário escolher apenas entre “Exibição Presencial”, “Exibição On-Line” e “Mostra Work In Progress” e, se selecionado, a curadoria do Festival irá indicar em qual Mostra será exibido.
A Panvision segue a padronização de metragem estabelecida pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE, órgão oficial do governo federal do Brasil, cujo objetivo é fomentar, regular e fiscalizar a indústria cinematográfica e videofonográfica nacional. Os curtas devem ter duração igual ou inferior a 15 minutos; os longas, com duração superior a 70 minutos. Já para as Mostras Especial LPG e On-line, a Panvision aceita obras com minutagem livre.
Para as Mostras exclusivamente dos Festivais as inscrições são gratuitas. Somente para a Mostra Work in Progress (WIP), vinculada ao evento de mercado ECM+LAB, é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 100,00.
Depois desta etapa, o produtor ou realizador deverá enviar imagem na vertical e horizontal para divulgação do filme, conforme o formato solicitado. As inscrições devem ser acompanhadas da inserção de um link para visionamento do filme completo, podendo estar em processo de edição de som, colorização e mixagem, a ser hospedado no site de compartilhamento de vídeo VIMEO, protegido por senha, ou YouTube não listado.
Os interessados devem estar atentos aos prazos. As inscrições para o 4º FALA São Chico estão abertas até 17 de abril. São aceitos somente documentários realizados por produtoras dos Estados Partes da América Latina, falantes de espanhol ou português, e/ou realizadores naturais ou radicados nestes territórios, com produções realizadas nos mesmos.
Os 20 países são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Já para o 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, as inscrições encerram em 17 de junho. São aceitas produções ou coproduções finalizadas até 2024 e realizadas por produtoras dos Estados Partes do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia – e seus associados falantes de espanhol – Chile, Colômbia, Equador e Peru- , e/ou realizadores naturais ou radicados nestes territórios.
Em ambos os Festivais, são priorizadas obras que promovam debates sobre sustentabilidade.
A 4º edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico, será realizado entre 25 e 28 de junho. Já o 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025, será entre 04 e 10 de setembro.
Para mais detalhes consulte o Guia Unificado de Inscrições aqui.