Sustentabilidade no audiovisual e colaboração internacional são destaques nas mesas de debate
O Festival de Málaga, importante evento do audiovisual na Espanha, vai contar com a participação da diretora-presidente e de Programação da Associação Cultural Panvision, Marilha Naccari, em três mesas de sua programação. Realizado pela Málaga Festival Industry Zone (MAFIZ), o evento acontece de 16 a 21 de março de 2025, em Málaga.
Entre os destaques, está a Mesa: “Trabalhando por uma Sustentabilidade Global”, que pretende ampliar as discussões sobre a sustentabilidade do audiovisual no mundo. O evento vai reunir especialistas para falarem de suas experiências, visões e apresentação de boas práticas.
Na oportunidade, Marilha vai apresentar o trabalho desenvolvido pelo EcoVision desde 2021, que tem o objetivo de difundir no ambiente de produção audiovisual o conceito de sustentabilidade. Mais que um Selo, o projeto propõe mudança de atitude e estímulo às boas práticas no setor audiovisual. No fim de 2024, o EcoVision lançou uma importante ferramenta para os produtores latino-americanos: a primeira versão da calculadora de pegada de carbono sobre emissões da indústria audiovisual, que conta com a parceria da ProMálaga, além da 1ª edição do Catálogo Ecovision de Fornecedores Sustentáveis para a produção audiovisual latino-americana com práticas sustentáveis, que será apresentado em pela primeira vez no evento, com lançamento previsto para abril.
“Levar o projeto Selo EcoVision para a cidade que nos auxiliou com o compartilhamento de conhecimento essencial para o desenvolvimento da pesquisa e uma de nossas ferramentas nos deixa muito entusiasmados, principalmente pela oportunidade de continuar amplificando a abrangência de nosso impacto no mundo a partir da América-Latina. Ainda iremos avançar e muito nessa área, com mais parcerias e colaboração”, declarou Naccari.
Esta mesa será realizada dia 17 de março, às 19h, e será moderada por Luz Molina, da ProMálaga, responsável pelo Projeto Green Screen e Eureca. Além da Marilha Naccari, da Panvision, contará ainda com a participação de Mariola Olcina, diretora, roteirista e especialista em Comunicação sobre Mudanças Climáticas, Eneko Muruzabal, roteirista em Cultura e Sustentabilidade, Montse Ogalla, produtora, consultora em Sustentabilidade e Belén Carrasco, da Málaga Film Office – Selo Verde.
Já a Mesa: “Caminhos e Oportunidades de Colaboração entre a Europa, América Latina e o Caribe”, que será realizada dia 19 de março, às 18h, vai reunir um grupo de mulheres de destaque no setor do audiovisual para abordar a integração da América Latina com a Europa. Elas vão avaliar oportunidades e desafios emergentes para a colaboração e cocriação de mulheres no setor audiovisual, bem como estratégias para alcançar novos públicos.
Participam deste debate, moderado por Oliva Acosta, diretora de GENERAMMA, Associação Andaluza de Mulheres nos Meios Audiovisuais, Blanca Elena Rey, da Associação Andaluz de Mulheres nos Meios Audiovisuais, Mariana Vargas, diretora Geral de Cinema, da República Dominicana, Erika Chávez, diretora de Audiovisual, de Fotografia e Novos Meios (DAFO), do Peru, Leticia Salvago, produtora PROYECTIOS MLK, da Espanha e Marilha Naccari, diretora de Programação da Panvision, do Brasil.
Para mais informações sobre o evento e a programação completa clique aqui.
Serviço:
Mesa: “Trabalhando por uma Sustentabilidade Global”
Data: 17 de março
Horário: das 19h às 20h
Local: Teatro Thyssen – auditório, Málaga, Espanha
Aberto ao público e imprensa
Mesa: “Caminhos e Oportunidades de Colaboração entre a Europa, América Latina e o Caribe”
Data: 19 de março
Horário: das 18h às 19h
Local: Teatro Thyssen – auditório, Málaga, Espanha
Aberto ao público e imprensa