Panvision 2022: projetos inovadores e consagrados durante todo o ano

Uma série de novos projetos e a manutenção da continuidade de iniciativas que já fazem parte da história cultural latino-americana movem o ano de 2022 na Panvision.

Para começar, a largada já se dá com a abertura das inscrições de dois novos festivais organizados por quem detém a expertise de produzir há 25 anos o principal festival de cinema de Santa Catarina, o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM. Ainda em fevereiro, os realizadores serão chamados a enviar seus trabalhos para o Festival Curta Jacarehy e o FALA São Chico.

O Curta Jacarehy é o novo festival de cinema dedicado exclusivamente aos curtas-metragens produzidos em cidades do interior. De 6 a 9 de abril, em Jacareí, no Vale do Parnaíba, estado de São Paulo, o festival vai estimular as produções realizadas fora dos grandes centros e promover a criação do Polo Audiovisual do Vale do Paraíba, uma rede entre realizadores e produtores da região.

O FALA – Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul terá sua primeira edição de 25 a 28 de maio na cidade mais antiga de Santa Catarina e terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1553. Dedicado ao documentário latino-americano, será realizado em diversos espaços desta cidade histórica do litoral catarinense, com exibições no Cine Teatro X de Novembro, oficinas e palestras no Museu Nacional do Mar e no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa e apresentações culturais no píer da cidade.

Em março a Panvision promove as Conversas FAM de Cinema, uma formação on-line com personalidades que fazem parte da história do FAM e do audiovisual brasileiro, projeto contemplado com o prêmio Aldir Blanc de Santa Catarina. O público terá a oportunidade de ouvir gratuitamente o cineasta Orlando Senna falando sobre Roteiro; Allan Deberton, diretor de Pacarrete, aborda o tema Direção; aspectos da Produção serão apresentados por Letícia Friedrich, da Boulevard Filmes, e fechando o circuito, a agente de vendas Denise Jancar trata de Distribuição. Cada um deles vai falar sobre o contexto de suas trajetórias, como é a profissão, as dificuldades e principais realizações.

Março marca também a finalização da coleta de dados para a construção do Selo EcoVision de estímulo às boas práticas para a sustentabilidade do setor audiovisual, projeto de cooperação internacional para mapear aspectos da sustentabilidade nas dimensões ambiental, econômica e social na indústria audiovisual latino-americana e revolucionar a forma como se produz atualmente.

O Mapeamento Sustentável do Selo EcoVision é desenvolvido pela Panvision, Cámara Paraguaya de Empresas Productoras de Cine y Televisión – Campro, Asociación de Productores y Realizadores de Cine del Uruguay – Asoprod, Asociación de Productores Independientes de Medios Audiovisuales independientes – Apima e Brasil Audiovisual Independiente – Bravi, do Brasil.

A pesquisa está aberta até 17 março para produtoras que possuem filmes e séries em desenvolvimento no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Para participar, basta acessar o formulário: https://forms.gle/n7ofJ4tqS8fXLxE36

Como já acontece há 16 anos, sempre antecedendo o FAM, a Mostra Itinerante Circuito FAM de Cinema irá trazer de volta às telas os filmes ganhadores da última edição do festival. O público das cidades do interior de Santa Catarina terá a oportunidade de assistir os filmes em sessões em escolas, centros culturais e cineclubes de diversas cidades.

Na primavera, de 22 a 28 de setembro de 2022, é a vez da 26ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, com toda a série de eventos que movem a cadeia do audiovisual latino-americano: Festival de cinema com oito mostras competitivas, premiação e atividades formativas, a realização do 6º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, evento de mercado que reúne players e realizadores, Laboratório de Projetos audiovisuais e o 6º Rally Universitário Floripa, maratona de produção de curtas-metragens por estudantes em 100 horas.

Um ano repleto de projetos, dedicação e estímulo ao audiovisual está só começando!

Compartilhe este post

Menu