Selo EcoVision

A Associação Cultural Panvision no contexto da agenda 2030, baseando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e consciente das necessidades de mudanças globais no impacto de produção de todo mercado produtivo, implementa uma proposta de valorização das práticas sustentáveis na América Latina lançando em 2021 o projeto piloto do Selo EcoVision, com o principal propósito de conscientização da importância das boas práticas para o desenvolvimento sustentável no setor audiovisual.

A iniciativa tem o objetivo de difundir no ambiente da produção audiovisual os três eixos do conceito de sustentabilidade – AMBIENTAL, ECONÔMICO e SOCIAL – buscando minimizar o impacto ambiental derivado das produções audiovisuais, fomentar a economia e gerar novas oportunidades de empregos com demandas necessárias para implantação das boas práticas no setor, reconhecendo também as produções que já aplicam diversas ações positivas. O projeto propõe um conjunto de selos associados, catálogo de empresas e profissionais, calculadora calibrada à realidade na América Latina, fundos aderentes, consultoria e capacitação.

O Selo EcoVision trabalha com a diferença de realidade de cada país latino-americano, visando promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental das produções audiovisuais e orientar os produtores a trabalhar de forma sustentável em relação aos processos, como por exemplo: origem da matéria-prima na contratação de fornecedores, compensação de CO2, educação da equipe para práticas de sustentabilidade, uso de material reciclado ou reutilizável, redução e destinação dos resíduos gerados e de maneira geral o estímulo ao estabelecimento de práticas sustentáveis na produção audiovisual.

QUEREMOS UMA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL LATINO-AMERICANA SUSTENTÁVEL

DESPERDÍCIOS: 95% do material usado em uma produção audiovisual geralmente acabam no lixo.

Qual é a nossa missão?

Alcançar a implementação de práticas sustentáveis ​​e ajudar as produções audiovisuais latino-americanas a incorporá-las como parte de sua forma de pensar e agir com a convicção de que melhoram a vida das pessoas e o futuro do planeta, sem gerar gastos ou complicações. Atuamos em uma indústria audiovisual competitiva e comprometida, disseminando a consciência sustentável com ações e medidas práticas que gerem processos de trabalho compatíveis com o desenvolvimento econômico, baseado no respeito às pessoas e aos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento com inclusão.

Qual é o nosso Objetivo?

Com uma visão de sustentabilidade desde a etapa de desenvolvimento dos projetos, pautados por um manual de boas práticas com uma perspetiva “glocal” (Global no conceito, local na implementação) em todas as produções, escalas e temáticas.

Nossas três linhas de atuação:

Ambiental: implementar práticas possíveis e crescentes de preservação do planeta que não comprometam a qualidade de vida das gerações futuras.

Social: nossa responsabilidade de promover a igualdade e o bem-estar respeitando a individualidade e a coletividade.

Econômico: obter rentabilidade de forma a gerar prosperidade nas comunidades e fomentar o desenvolvimento e a inovação.

Quem Somos?

A Panvision é uma organização cultural sem fins lucrativos sediada no Brasil, com 27 anos de trabalho em prol das políticas de integração do ecossistema audiovisual sul-americano. Idealizadora do Festival Internacional Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM,  Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM, do Festival Latino-Americano de Documentários – FALA, entre outros festivais e eventos formativos.
O EcoVision é uma nova unidade de trabalho da Panvision, constituída por uma equipe de profissionais de diversas áreas que contribuem com suas experiências e uma aspiração comum: alcançar o desenvolvimento de uma indústria audiovisual com a sustentabilidade como eixo e visão de negócio, conseguindo assim enriquecer os processos de trabalho responsável das pessoas e do planeta.
Para isso, seguimos as diretrizes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adotada pela ONU e procuramos transferi-las e implementá-las para a nossa atividade.

Grupo de Trabalho

Contamos também com uma rede de especialistas em diversas áreas na América Latina e na Europa que nos permitem oferecer um suporte adequado às necessidades de cada projeto em particular.

Alejandra Marano
(ARG)

Produtora executiva e artística, curadora de conteúdo e programadora. Especializada nas questões ambientais e sociais da Agenda 2030. Atualmente dirige a Construir TV e o Construir Cine – ODS LAB na Fundação Uocra. Ela é mentora do Series Lab Fiction na Sanfic Chile e membro do conselho da Fundación Compromiso.

Daniel Celli
(BRA)

Atua na indústria audiovisual há 17 anos, nos últimos anos tem se dedicado à gestão pública, focando suas ações em políticas públicas para impulsionar o mercado audiovisual e a cadeia socioeconômica, pautadas na inovação e simplificação de trâmites burocráticos.

Gustavo Castro
(ARG)

Há 14 anos no setor, foi responsável pelo conteúdo dos serviços audiovisuais da Telefónica Movistar na Argentina e Hispam. Atualmente é consultor independente, assessorando empresas, produtoras e canais de TV. Foi professor convidado em Universidades. Júri  de festivais de cinema e tv.

Marilha Naccari
(BRA)

Há 15 anos é diretora de programação da Panvision e do Festival Internacional de Cinema FAM (26 edições), também leciona cinema há 10 anos, é presidente da Cinemateca Catarinense, ex-presidente e diretora do Fórum de os Festivais do Brasil e o Congresso Brasileiro de Cinema. É especialista em gestão de pessoas por competência.

Mauro Garcia
(BRA)

40 anos de experiência na área de comunicação em empresas multinacionais. Atualmente é Presidente Executivo da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Conteúdo Audiovisual (ICAB), Membro do Conselho de Administração do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS SP).

Tiago Santos
(BRA)

Em 2005 fundou a Produtora Muringa. Desde 2009 coordena a produção do Festival Internacional de Cinema FAM, tornando-se coprodutor em 2018. Além de produtor executivo e finalizador, é também um dos principais editores e consultores de edição em Santa Catarina, com 9 longas e 25 curtas, entre projetos nacionais e internacionais.

ECOVISION é mais que um selo, é uma mudança de atitute!

 

 

Com uma hora de consultoria o índice médio de conscientização de sustentabilidade social, econômica e ambiental dos produtores cresce substancialmente, passando de 45% para 88%. Chegando 43% mais próximo de um mundo melhor.

Menu