A capacitação inédita será realizada em Lages e vai contribuir para o desenvolvimento do setor de audiovisual catarinense
O Encontro de Coprodução do Mercosul etapa Santa Catarina vai contar com 31 projetos selecionados para o inédito evento presencial do audiovisual catarinense. A lista final foi divulgada pela Associação Cultural Panvision e irá contemplar 62 profissionais (31 criadores de conteúdo e 31 produtores audiovisuais) que participarão de uma imersão com mais de 180 horas de capacitação presenciais com um renomado time de consultores, em Lages, entre 6 e 10 de maio.
Os projetos somados ultrapassam R$ 29 milhões e representam 14 cidades catarinenses das regiões Norte, Oeste, Serra, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. A seleção foi dividida em dois momentos, 14 selecionados para a modalidade on-line e presencial e 17 selecionados para a modalidade presencial.
Os formatos dos projetos selecionados para o ECM+LAB etapa SC são predominantemente de longa-metragem (18), curta-metragem (9) e obras seriadas (4), com destaque para as modalidades Ficção e Documentário. A temática contempla assuntos como meio ambiente, ancestralidade, povos originários, diversidade e gênero, saúde mental, família e histórias pessoais.
As obras também apresentam uma diversidade de perfis e representatividade, onde mais de 13 filmes tem codireção, produção ou protagonismo feminino, 10 são de pessoas declaradas LGBTQIAP+, 5 de pardos e pretos e 1 de indígenas. Entre os projetos, 10 são de estreantes e 2 de pessoas autodeclaradas deficientes neurológicas. Os projetos selecionados estão na página do ECM+LAB https://www.famdetodos.com.br/ecm.
O ECM+LAB etapa SC contará com 8 oficinas temáticas e estruturantes, abordando temas como: roteiro e narrativa; direção e montagem; produção executiva e impacto; distribuição e circulação e planejamento estratégico e sustentabilidade. A programação também prevê 3 palestras com especialistas e mais de 70 consultorias individuais agendadas em diversas áreas do setor audiovisual, além de uma sala de trabalho tutorada para o desenvolvimento de projetos em tempo real.
O ECM+LAB etapa SC integra o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul especial Ibero-américa que será realizado durante a 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, entre 4 e 10 de setembro de 2025.
Consultores e palestrantes do ECM+LAB etapa SC:
Alejandra Marano
Consultora on-line
Denise Jancar
Tema: Oficina Estruturante – foco: vendas internacionais, circuito de festivais, pitching e distribuição
Consultora on-line
Dodô Azevedo
Palestra: Descolonizando o audiovisual brasileiro
Oficina: Como, por que e para que desconstruir estereótipos de narrativas e personagens
Consultor individual
Consultor on-line
Érica de Freitas
Oficina: Realização de Curta-metragem
Consultora individual presencial
Luana Rocha
Oficina Estruturante – foco: roteiros de impacto, narrativa negra, pesquisa e documentário político
Marilha Naccari
Oficina Estruturante – foco: curadoria, sustentabilidade audiovisual, programação de festivais
Marisa Guimarães
Palestra: Os dias que antecedem e os minutos que separam um projeto da realização e exibição
Oficina: O trabalho de autoria, roteirização e produção para criar impacto e encantamento em players
Consultora individual
Patricia Pahl
Tema: Oficina Estruturante – foco: criação de projetos e pitching para o Audiovisual, ficção e não ficção.
Priscila Andrade
Consultora individual
Consultora on-line
Rayanne Layssa
Consultora on-line
Renato Vallone
Palestra: Modos de ver: entre a escolha sensível e a exploração da imagem trágica
Oficina:Ruptura e desobediência na ilha de montagem – transgressões da forma na tela e fora dela
Consultor individual
O ECM+LAB etapa Santa Catarina é produzido com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Lages, Sebrae, Sesc e Orion Parque Tecnológico. Apoio do Prêmio Catarinense de Cinema e da Lei Paulo Gustavo. Realização Associação Cultural Panvision e Chancela Naccari.