Palestra com importante representante do audiovisual catarinense marca abertura do ECM+LAB etapa SC

Evento on-line reuniu os realizadores e produtores selecionados para o projeto inédito no estado

A palestra do diretor e produtor João Roni marcou oficialmente a primeira atividade do ECM+LAB etapa Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira, 16 de abril. Participaram do evento on-line, realizadores e produtores selecionados para o projeto inédito no estado e precede uma jornada de capacitação com mais de 200 horas. O programa está estruturado em três momentos:  LAB On-line, entre 22 e 30 de abril, Formação presencial, entre 6 e 10 de maio, em Lages, e a fase Mercado realizada durante o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul especial Ibero-américa, entre 4 e 10 de setembro, que integra o FAM 2025.

Produtor com grande experiência internacional, João agradeceu a oportunidade do encontro e se declarou para o FAM. “É muito bom estar aqui entre tantas pessoas queridas que já conheço de longo tempo e também de outras que vamos conhecer agora. Quero agradecer e dizer que sou fã do FAM”. 

No bate-papo com o grupo ele destacou assuntos como modelos de negócios e de financiamentos no audiovisual, redes de relacionamento, agentes de vendas, como acelerar o sucesso de um projeto, e a importância da coprodução dos projetos.

“Defendo muito a coprodução nacional, ela dá uma chancela para o projeto. O caminho não é fácil, mas primeiro precisa se ter um projeto muito bem estruturado, com elementos para vender o filme que se pretende. Hoje, existem vários eventos que trazem players para você ter acesso direto às negociações. E para quem está começando, oriento iniciar com projetos baratos, projetos pequenos, procurar produtoras menores, porque assim a roda gira mais rápido”.

Outro ponto que ele reforçou é a participação dos realizadores e produtores em eventos de mercado audiovisual, tanto nacionais quanto internacionais. “No Brasil, são realizados eventos muito legais e importantes para fomentar essa indústria, como o Encontro de Coprodução do Mercosul, em Florianópolis, mas você precisa chegar bem organizado, saber o que falar, com quem falar e o que apresentar”, finalizou.

João Roni é sócio das produtoras Ocean Films e acumula experiência no desenvolvimento e produção de séries de ficção e documentário para Netflix, Globoplay, TV Globo, RTP, Turner Broadcast Latin America, HBO e ESPN.Foi um dos fundadores do SANTACINE – Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina, onde integra a diretoria. Também atua como membro da Câmara Técnica de Produção da ANCINE, é conselheiro da BRAVI e faz parte da diretoria do FAMES – Fórum do Audiovisual dos Estados da Região Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

O ECM+LAB etapa Santa Catarina é produzido com o  apoio institucional da Prefeitura Municipal de Lages, Sebrae, Sesc e Orion Parque Tecnológico. Apoio do Prêmio Catarinense de Cinema e da Lei Paulo Gustavo. Realização Associação Cultural Panvision e Chancela Naccari. 

Confirma mais informações sobre o ECM+LAB etapa SC no link.

 

Compartilhe este post

Menu