O evento foi realizado durante o Ventana Sur, em Montevideo, no Uruguai, nesta quarta-feira (4).
Dia histórico para a Associação Cultural Panvision. O lançamento oficial da Calculadora EcoVision, uma inovação pioneira no continente latino-americano para medir e reduzir a pegada de carbono em produções audiovisuais, aconteceu nesta quarta-feira (4), durante o evento Ventana Sur 2024, realizado em Montevideo, no Uruguai.
Além da calculadora, foi apresentado o Cadastro de Fornecedores Sustentáveis, uma iniciativa que permitirá a inscrição e análise de fornecedores interessados em integrar o primeiro catálogo de cases alinhados às práticas sustentáveis do setor audiovisual.
O evento ocorreu no estande da Brazilian Content e contou com o apoio da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente. Na ocasião, também foi divulgada a 2ª edição do Guia de Sustentabilidade do Setor Audiovisual, produzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em parceria com o Sicav.
Marilha Naccari, diretora-presidente da Panvision, esteve presente e celebrou o marco importante, destacando a relevância do momento para a evolução de um setor audiovisual mais consciente e comprometido com a sustentabilidade. “Nosso objetivo é seguir fortalecendo as iniciativas do EcoVision em prol do mercado audiovisual latino-americano, com ações que valorizem o trabalho já realizado por nós, enquanto produtores, e que considerem coeficientes que também pensem nas emissões pelos nossos padrões”, declarou.
Outro destaque foi a presença de Alejandra Marano (Argentina), coordenadora de Integração Estratégica e Impacto Social do grupo EcoVision e de Mauro Garcia (Brasil), presidente da BRAVI e também do grupo EcoVision. O grupo de trabalho reúne especialistas renomados do setor audiovisual, incluindo ainda Daniel Celli (Brasil), Gustavo Castro (Argentina), Marilha Naccari (Brasil), e Tiago Santos (Brasil).
A calculadora EcoVision foi desenvolvida em parceria com a ProMálaga (Espanha), que ofereceu suporte técnico e as bases para sua adaptação ao mercado latino-americano.
“O lançamento da calculadora EcoVision consolida uma importante conquista rumo à transformação do audiovisual latino-americano, unindo tecnologia e responsabilidade ambiental para um futuro mais sustentável”, destacou o diretor executivo da Panvision e idealizador do Selo EcoVision, Tiago Santos.
Durante o evento, foi firmado um convênio entre a Panvision e o Sicav – Sindicato da Indústria Audiovisual, com o objetivo de avançar nos conceitos e práticas de sustentabilidade no setor. Este acordo é o primeiro passo de uma parceria que prevê uma agenda colaborativa de ações para 2025.
O Selo EcoVison é uma ação do Plano Anual de Atividades da Panvision e é desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundac?a?o Catarinense de Cultura. Conta com a colaboração da Prefeitura de Málaga através da PróMálaga. Com apoio Wana e o incentivo do Grupo Krona. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.